sexta-feira, 18 de setembro de 2009

2 motivos pelos quais temos mais força do que pensamos

Motivo 1: temos mais força interna, individual, do que pensamos

Sabe-se, não muito ao certo, que uma formiga consegue levantar pesos que equivalem a centenas de vezes o seu próprio peso. Sabe-se também que nosso cérebro tem um percentual enorme de "não-utilização".

O que quero dizer com isso é que em muitas das situações aceitamos a passividade diante de fatos que nos incomodam ou, por outro lado, nos quais, se fizéssemos alguma coisa, salvaríamos nossas vidas.

O que aconteceria se a primeira formiga olhasse para uma folha que pesasse 200 vezes mais do que ela e pensasse "acho que não vou dar conta... esse 'problema' é muito maior do que eu... não tenho forças para superá-lo"???

Provavelmente seriam um animal extinto!!!!!

Pois é, amigos, apesar de muito grande e maior do que nós, esse problema da impunidade, da imoralidade, das injustiças, tudo associado aos concursos públicos, pode ser por nós vencidos... Vamos sair deste estado de aceitação passiva.

Motivo 2: a coletividade faz a diferença

As formigas, por outro lado, são um dos maiores exemplos de bom uso da coletividade, um dos maiores exemplos do significado de "sinergia" (pelo qual a força coletiva resulta maior do que a soma das forças individuais).

Se alguém se levanta sozinho contra um sistema de governo, um sistema qualquer, provavelmente é morto e apresentado aos possíveis "adeptos à idéia" como exemplo do que acontece quando alguém se coloca em posição de luta.

Mas se 300, 400, 800 mil pessoas se levantam contra um sistema, há grandes chances de formarem um exército imbatível e capaz de grandes conquistas.

Convidem todos os seus amigos a participarem conosco desta luta.
Ontem fui ao encontro de um dos deputados para buscar mais apoio para nossa causa. Estou me esforçando... esforce-se também.
É para o seu bem... é para o bem dos seus entes queridos... é para o bem do Brasil!!!!!!!!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Conteúdo incidental... Só de sacanagem (Elisa Lucinda)

Amigos,
Recebi este vídeo e fui provocado; pretendo provocá-los também...
Trata-se de uma leitura da Ana Carolina de um texto de Elisa Lucinda, "Só de sacanagem".
O texto está transcrito aqui, mas são apenas dois minutos e ficou legal dito pela cantora. Vale a pena ver.

Abraço!
http://letras.terra.com.br/elisa-lucinda/835673/

Meu coração está aos pulos!

Quantas vezes minha esperança será posta à prova?

Por quantas provas terá ela que passar? Tudo isso que está aí no ar, malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu, do nosso dinheiro que reservamos duramente para educar os meninos mais pobres que nós, para cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais, esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.

Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova?
Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?

É certo que tempos difíceis existem para aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.

Meu coração está no escuro, a luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, 
minha avó e os justos que os precederam: "Não roubarás", "Devolva o lápis do coleguinha", "Esse apontador não é seu, minha filha". Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar.

Até habeas corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar e sobre a qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará. Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda vou ficar.

Só de sacanagem! Dirão: "Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo mundo rouba" e vou dizer: "Não importa, será esse o meu carnaval, vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos, vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. 

Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau."
Dirão: "É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal". Eu direi: Não admito, minha esperança é imortal. Eu repito, ouviram? Imortal! Sei que não dá para mudar o começo mas, se a gente quiser, vai dar para mudar o final!

Em cidades menores, problemas maiores... só que pouca gente toma conhecimento!!!

Em Baraúna - RN, foi realizado, em maio de 2009, mais um concurso totalmente bagunçado. Os candidatos, que pretendem acionar a Justiça e pedir cancelamento, reclamaram de falta de infra-estrutura e atrasos.
Dentre as falhas identificadas, citam-se:
  • Horário de abertura dos portões somente às 7h55;
  • Horário de fechamento dos portões, que deveria ser às 8 horas não ocorreu e tinham candidatos entrando às 9 horas.
  • Inexistência de fiscais presentes antes da entrada dos candidatos. 
  • Salas muito pequenas e quantidade insuficiente de cadeiras para os candidatos (!!!)
  • As provas foram levadas ao local usando-se um carro descaracterizado e por pessoas sem qualquer identificação, como um crachá, por exemplo. 
  • Nas salas os fiscais também não portavam crachás.
  • As provas destinadas à contratação de profissionais de várias áreas foram realizadas no período da manhã, e à tarde, só que os candidatos que prestariam o exame na parte da tarde responderam às mesmas provas de disciplinas em comum que o pessoal da manhã.
Depois de muitas reclamações e alguns minutos, o presidente da comissão organizadora resolveu cancelar as provas do local e prometeu que elas seriam realizadas numa outra data. 

Fonte: http://100porcentoconcursos.blogspot.com/2009/05/denuncia-de-irregularidades.html

É um problema NACIONAL... não se acomode...

Proposta de CPI no Ceará para apurar irregularidades em concursos públicos

Em 14 de novembro de 2008, o deputado Delegado Cavalcante (PSDB), da Assembléia Legislativa do Ceará, informou que entrará junto à Mesa Diretora da Casa com o pedido de realização de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar irregularidades na realização de concursos públicos por parte de algumas empresas especializadas no assunto.

Ele afirmou que existem vários casos de cancelamento de concursos pelo Ministério Público por falhas nos editais de licitação, na entrega de cadernos de provas, além de já ter sido detectada a existência de candidatos com parentesco comprovado com integrantes das administrações municipais, o que caracteriza o nepotismo e o favorecimento.

Os institutos que serão investigados, segundo ele, são aqueles que tem constante participação em concursos e que tem tido irregularidades apontadas sucessivamente pelo Ministério Público.

Citou exemplos reais que apontam para várias irregularidades como:
  • Alterações nos editais depois que os mesmos já foram publicados;
  • Falhas no ato de seleção;
  • Falcatruas que apontam ingresso de familiares ou pessoas ligadas aos administradores públicos; e
  • Publicação de editais de concursos às vésperas de eleições.

Concurso da Câmara dos Deputados em 2007: outras irregularidades

Para o cargo de Analista de Recursos Humanos, 45 candidatos protocolaram documentos que apontam uma série de problemas na prova discursiva. Uma das alegações foi a de que a Fundação Carlos Chagas (FCC), banca organizadora do processo, só divulgou as regras de pontuação do teste escrito no dia da publicação das notas e, além disso, modificou os critérios de correção após receberem vários questionamentos.

Apenas no dia 29 de outubro, quando divulgou as notas, a FCC divulgou os primeiros critérios de correção das provas subjetivas. O documento atribuía 2,5 pontos para o candidato que “atendeu adequadamente às instruções”. Outros 25 pontos eram concedidos a quem “selecionou as idéias fundamentais do texto dado e apresentou-as respeitando as relações estabelecidas originalmente entre elas (isto é, se foi fiel ao texto)”.

Após a prova discursiva, 15 dos 25 primeiros candidatos com as melhores pontuações na primeira etapa foram eliminados. Com isso, 12 candidatos que estavam entre os piores na avaliação objetiva se classificaram. Com a inversão, um dos inscritos ganhou 104 posições, pulando da 119ª para a 15ª colocação. Outras 20 pessoas avançaram até 50 posições entre uma correção e outra.

Segundo o edital, os candidatos teriam que resumir um texto que versava sobre a área pretendida; nesse caso, recursos humanos. A prova apresentou um texto sobre loucura sem qualquer relação com a nossa área de atuação pretendida.

Além disso, não foram explicitadas as regras a serem seguidas, ou seja, os candidatos não sabiam se usavam como referência a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) ou alguma outra fonte.

No dia 21 de novembro, dia da convocação para vista de provas, a FCC alterou as regras e definiu que seria descontado 0,25 ponto da nota de quem “desrespeitasse a norma culta da língua portuguesa”. Fato surpreendente foi que dentre os 537 inscritos, nenhum teve nota que apresentasse 0,25 no final. Ora, se o critério tivesse mesmo sido aplicado, seria pouquíssimo provável que ninguém fosse penalizado com base nele.

A Câmara dos Deputados informou que está apurando as questões e vai entrar em contato com a reportagem quando houver resposta. A Fundação Carlos Chagas não respondeu aos questionamentos dos candidatos.

O que faremos? Vamos rir juntos ou chorar juntos?
Nada disso! Vamos nos mobilizar e acabar com essa imoralidade!

Concurso da Câmara dos Deputados em 2007: e aí???

O concurso para preenchimento de cargos na Câmara dos Deputados teve mais de 44 mil inscritos. A publicação do edital se deu em janeiro de 2007 e suspenso em seguida. Foram tantos os erros que o TRF 1a Região chegou a anular algumas das provas aplicadas. Os cargos oferecidos eram para Analista Legislativo, mais especificamente de Técnico em Comunicação Social, nas áreas de audiovisual, divulgação institucional, imprensa escrita, rádio, televisão e relações públicas. 

O Ministério Público entrou com ação civil pública pedindo liminarmente a anulação da prova prática de todas as áreas. Pediu ao final que fossem declarados de responsabilidade da Fundação Carlos Chagas os supostos vícios durante aquela etapa do concurso. Foi anulada a prova 2 (prática) dos candidatos ao cargo de Analista Legislativo, Técnico em Comunicação Social, exclusivamente das áreas divulgação institucional, imprensa escrita e televisão. Além disso, foi determinada a realização de outra etapa de prova prática, com a devida publicação de novo edital onde estejam estabelecidos de forma objetiva, para conhecimento público, os critérios de avaliação. 
O juiz Alexandre Vidigal de Oliveira, ao se reportar às irregularidades apontadas nas alegações do Ministério Público, observou que um vício que diz respeito à execução da prova de determinadas áreas não se estende automaticamente às demais. Há que se ater às próprias especificidades e à independência de cada área. Sendo assim, dos documentos apresentados nos autos extrai-se que os fundamentos da ação voltam-se a irregularidades apuradas nos concursos para preenchimento de cargos na área de divulgação institucional, imprensa escrita e televisão.
Entre as irregularidades apontadas, citam-se:

  • Insuficiência de fiscais;
  • Falta de informações no edital sobre os métodos de correção da prova; e 
  • Ausência, no edital, de informações sobre os pesos da prova, informação esta, segundo o juiz, fundamental para que o candidato possa saber qual questão priorizar.